Mais de 170 alimentos são conhecidos por causar uma reação em algumas pessoas; no entanto, 8 (oito) alimentos são responsáveis por 90% de todas as reações alérgicas alimentares. Eles são:
- Leite
- Ovos
- Amendoim
- Soja
- Trigo
- Castanhas (amêndoas, nozes, etc)
- Peixe
- Frutos do mar e mariscos (caranguejo, lagosta camarão)
Ainda temos alguns alergênicos:
- Carnes e Vegetais
Determinadas substâncias são frequentemente responsáveis pelas reações alérgicas. Alguns dos tipos mais comuns de alergias incluem as seguintes:
• Animais
• Ácaros
• Mofo
• Insetos
• Pólen de gramíneas
Muitas pessoas confundem alergias a alimentos com uma intolerância alimentar. Elas têm muitos sintomas semelhantes, mas não significam a mesma coisa, e as diferenças entre as duas são importantes. As intolerâncias alimentares geralmente envolvem o trato digestivo, não têm relação com o sistema imunológico, acontecem quando o organismo não produz a enzima responsável pela digestão de uma determinada substância presente no alimento. Quando a substância chega ao intestino, sem ser digerida, gera sintomas desconfortáveis como distensão abdominal, gases e cólica, mas sem o risco de anafilaxia. No entanto, a reação alérgica alimentar poderá representar risco de vida, o que torna a não ingestão do alimento que causa alergia extremamente importante.
Alérgenos alimentares inesperados podem ser encontrados em itens NÃO alimentares tais como:
- papel marchê e massa de modelar (pode conter trigo)
- giz de cera (pode conter soja)
- creme de barbear (pode conter leite)
- tintas finger paints (podem conter leite ou clara de ovo)
- sabonetes (podem conter trigo, laticínios, soja ou extratos de castanha)